Qual o melhor micro-ondas? Como comprar seu forno micro-ondas? Veja as receitas e recursos que o micro-ondas oferece. Aprenda também como limpar o micro-ondas.
O micro-ondas é companheiro de todos aqueles que não têm muito tempo para cozinhar. Prático e versátil, faz pipoca, descongela alimentos, serve para grelhar, gratinar e assar. O forno de microondas também é muito usado nas copas dos escritórios e empresas, para aquecer as refeições. Saiba o que avaliar na escolha do melhor micro-ondas:
* Tamanho - pense no espaço que você tem disponível para o micro-ondas e nas receitas que pretende fazer. Existem desde opções compactas até fornos maiores com capacidade para mais de 40 litros. O micro-ondas Electrolux ME47 tem capacidade para 45 litros, acabamento em inox e as funções Descongelamento Automático e Reaquecer.
* Grill - serve para gratinar e dourar os alimentos de modo uniforme durante o preparo.
* Crisp - função para deixar os alimentos crocantes, sem ficarem moles nem borrachudos.
* Receitas pré-programadas - são programas ajustados para o preparo de receitas como pipoca, brigadeiro, arroz, vegetais e outras.O micro-ondas Panasonic NN-GD587SRUK vem com 15 receitas pré-programadas e oferece 6 níveis de potência. Possui acabamento e interior em inox.
* Funções extras - há micro-ondas com funções específicas, alguns calculam automaticamente o tempo e a potência necessários para determinados preparos, outros têm teclas exclusivas para aquecer mamadeiras e amolecer sorvete ou para descongelar, aquecer e cozinhar a vapor. O micro-ondas Brastemp Sexto Sentido tem esse nome porque calcula automaticamente o tempo e a potência para aquecer os alimentos e ainda vem com 13 receitas pré-programadas. Sua cavidade é em aço inox, durável e fácil de limpar. Também combina a função grill com o uso do micro-ondas para pratos que são grelhados e gratinados, depois de cozidos.
* Ajuste de Tempo - permite escolher o tempo determinado de funcionamento para cada prato, individualmente. Podem variar quanto ao intervalo de tempo máximo permitido para funcionamento contínuo. Alguns ainda têm teclas práticas para 1 minuto ou mais 30 segundos, por exemplo.
* Ajuste de Potência - com ele, você ajusta manualmente o nível de potência que deseja, de acordo com o preparo. Os micro-ondas podem variar quanto aos níveis de potência oferecidos. O micro-ondas Consul CMS25 oferece 11 níveis de potência, descongelamento para carnes e pratos congelados e 9 receitas pré-programadas, entre elas, pudim e brigadeiro.
* Segurança - geralmente, os micro-ondas param de funcionar quando abertos, para evitar acidentes. Alguns permitem também bloquear as teclas para evitar o uso indevido e há aqueles com trava de segurança, que não podem ser abertos quando estão em funcionamento.
Dicas de Uso do Micro-ondas
* Tempo de Preparo - o uso correto consiste em ajustar adequadamente o tempo e a potência de acordo com o ingrediente. Alimentos porosos como maçã e carne moída requerem menos tempo do que carne em pedaços e batata, que são mais densos. Da mesma forma, alimentos úmidos e pedaços pequenos cozinham antes que alimentos secos e pedaços grandes. Ingredientes pouco úmidos, como o pão, não podem permanecer muito tempo no micro-ondas, pois são inflamáveis. Não esqueça que muitos alimentos continuam a cozinhar depois de retirados do forno, principalmente quando estão cobertos.
* Disposição dos Alimentos - corte o alimento em tamanhos semelhantes e espalhe os pedaços na borda do recipiente, deixando o centro o mais livre possível. Não coloque um pedaço em cima de outro e mantenha um espaço entre eles.
* Como cobrir os alimentos - para evitar que a cavidade do forno micro-ondas fique suja, cubra os alimentos sempre que possível, especialmente aqueles que respingam gordura e molho. Utilize as tampas dos utensílios, pratos invertidos, papel toalha ou manteiga e saquinhos para micro-ondas como cobertura. Ao cobrir os alimentos, você economiza energia, já que utilizará menos tempo para o cozimento. As tampas conservam o calor, a umidade e o frescor dos alimentos. Pães e bolos devem ser cobertos com papel toalha ou manteiga, para não ficarem muito úmidos. Quando usar filme plástico, não deixe que ele encoste-se aos alimentos e faça uma abertura em um canto, para saída do excesso de vapor. Retire o filme com cuidado para evitar queimaduras.
* Papel-toalha - serve para absorver a gordura durante o cozimento. Use apenas o papel branco, fabricado com fibras naturais. Não use papel reciclado, que contém impurezas.
* Recipientes - os recipientes devem permitir que as micro-ondas atinjam o alimento, prefira utensílios de forma redonda ou oval, largos e rasos. Recipientes quadrados podem não aquecer uniformemente o alimento e ressecá-lo nos cantos. Vidro, cerâmica e louça são ótimos refratários. Use apenas recipientes apropriados para micro-ondas, alguns plásticos podem ser utilizados, mas verifique antes de usar. Não use materiais metálicos nem com decoração metálica, em seu forno micro-ondas. O metal reflete as ondas, impedindo o aquecimento da comida. Pode ainda provocar faíscas e até fogo.
* Recipientes e Sacos Plásticos - alimentos gordurosos ou com alto teor de açúcar não devem ser aquecidos em material plástico, pois podem derretê-lo. Ao usar sacos plásticos específicos para cozimento no micro-ondas, faça um corte que permita a saída de vapor.
* Recipiente Refratário - refeições que precisem de muito tempo para ficar prontas, devem ser colocadas em um refratário sobre o prato giratório, para evitar que este último se quebre.
* Alimentos com Pele - batatas, pimentões, tomates, salsichas, linguiças, frutas e outros vegetais, ao serem cozidos inteiros, devem ser furados com o garfo, para o vapor sair e a membrana do alimento não romper, gerando explosão.
* Ovos - os ovos devem ser cozidos sem casca e com a gema furada. Ovos já cozidos devem ser cortados antes de serem reaquecidos.
* Líquidos - podem derramar com facilidade, utilize sempre um recipiente no mínimo duas vezes maior que o volume de líquido a ser fervido. Nunca utilize garrafas ou vidros fechados, a pressão do vapor retido em seu interior causa explosão.
* Congelados - pratos congelados devem ser transferidos para a geladeira com 8 horas de antecedência. Dessa forma, eles descongelam aos poucos e não formam líquido excessivo. A carne de porco deve ser completamente descongelada, antes de ser cozida.
* Frituras - não é possível ter o controle da temperatura no forno micro-ondas, por isso ele não é indicado para frituras.
* Conservação do Micro-ondas - evite o acúmulo de sujeira no batente ou nas travas de segurança, para não afetar a vedação. Não cubra as aberturas de ventilação do forno e nem coloque nada em cima do aparelho. Não armazene nada nem mantenha recipientes no interior do micro-ondas quando ele não estiver em uso. O forno deve ser usado exclusivamente para o preparo de refeições, nunca para secar objetos. Não ligue o forno de micro-ondas vazio para não danificar o magnétron, válvula que gera as micro-ondas.
* Luvas - use luvas térmicas para retirar os recipientes do forno.
* Componentes e Acessórios - não leve nenhum componente do micro-ondas ao fogão convencional nem utilize o forno sem o anel ou prato giratório. Os recipientes devem ser sempre centralizados no prato giratório sem que esbarrem nas paredes do forno.
Dicas para a Instalação do Micro-ondas
* Superfície - o micro-ondas deve estar em uma superfície horizontal plana e firme, igual ou maior ao seu tamanho. Também se pode usar um suporte específico para ele.
* Localização - escolha um lugar arejado, longe do alcance do sol e do calor, portanto longe do fogão e da geladeira. Também não deve ficar exposto à umidade. Se for embutir o forno, deixe 10cm de distância para ventilação nas laterais, no fundo e na parte superior. Deixe o plugue acessível e confira a voltagem.
* Interferência - para evitar interferência, instale seu micro-ondas longe de aparelhos eletrônicos.
Como limpar o micro-ondas?
* Início: desligue o forno e retire o prato giratório, antes de começar a limpeza.
* Gordura: quando alguma receita tiver respingado gordura nas paredes do micro-ondas, procure limpá-lo antes de usar as funções Crisp e Grill. Essas funções aquecem as paredes, dificultando a limpeza posterior.
* Interior: use um pano úmido para limpar o interior do forno. Se estiver muito sujo, esfregue uma esponja macia com detergente neutro não-abrasivo. Certifique-se de ter deixado tudo seco e sem resíduos, antes de usar o forno novamente.
* Parte Externa: deve ser limpa com pano úmido, não deixe que a água entre em contato com as saídas de ventilação.
* Painel de Controle: use apenas um pano seco no painel de controle. Procure fazer isso com a porta do forno aberta, para não ligá-lo acidentalmente. Quando terminar, tecle “Desligar/Cancelar”.
* Vapor: o vapor acumulado deve ser retirado com um pano macio.
* Base e Prato Giratório: o anel e a cavidade da base devem ser limpos com regularidade. Na base, pode ser utilizado detergente ou limpa-vidros. Seque antes de usar o forno. O anel pode ser lavado com detergente. O prato giratório deve ser lavado com água morna e sabão. Não se esqueça de recolocar o anel e o prato corretamente depois da limpeza.
* Receita Desinfetante: para eliminar fungos e bactérias, aqueça por 5 minutos um pouco de vinagre com água e junte algumas folhas de louro. Passe um pano umedecido com essa mistura no interior do forno.
* Sujeira Difícil: os resíduos difíceis podem ser removidos aquecendo um copo de água com suco de limão na potência máxima, por três minutos. O limão acaba com os odores e o vapor amolece a sujeira. Seque o micro-ondas com um pano macio, ao final da limpeza.